Para que compreendamos o “VINHO NOVO”, é de extrema importância lembrarmos da nossa “VELHA NATUREZA” (Rm 5.12)► Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. (Rm 3.23) ► pois todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus.
Lembremos então, que no dia do juízo de Adão e Eva ali no éden, o Senhor Deus sentenciou a todos os seres humanos, a alienação; a separação de Deus. E isto é para todos.
Obstante a isso, lidávamos também com a “cegueira no entendimento”, (Ef 4.18) ► E a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na VIDA que Deus dá... E observe o que diz ainda: ... Por que são iguinorantes e teimosos. 19. Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes.
Será que não era assim a nossa vida? Cada um a seu nível; mas com certeza fazíamos nossas próprias vontades e éramos cegos na compreensão da glória de Deus, que pra nós, está em maior evidência o evangelho de Jesus Cristo.
E essa cegueira tem nome, e seria incoerente da minha parte, não dizer, que o dono dessa cegueira que em outro tempo fazíamos uso, é Satanás. (2Co 4.4) Eles não podem crê, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. E ele não os deixa ver a “luz” que brilha sobre eles, “luz” que vem da “BOA NOTÍCIA” a respeito da Glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.
Vemos então que há uma luz capaz de transformar as densas trevas em mais claras luz; luz que é manifestada através da “BOA NOTÍCIA”, do “EVANGELHO”.
O Profeta Malaquias chega a dizer: (Ml 4.2) ► Mas para vocês que temem ao Senhor. A salvação brilhará como “sol”, trazendo VIDA em seus raios. E o Apóstolo Paulo escreve: (Rm 5.18) ► Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e VIDA.
VIDA. É a promessa de maior importância para nós que nascemos de novo; promessa feita pelo próprio Jesus já um pouco antes da sua morte: (Jô 10.10) Eu vim para que tenham VIDA e a tenha em abundância.
O Senhor nos trouxe VIDA, onde em nós jazia a “morte”, Alienação. Ele quer restaurar-nos e por isso nos faz uma grande promessa: (Ez 36.26,27) ► E também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei de vossas carnes o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.
Promessa essa que já se cumpre em nós. (Rm 10.10) porque nós cremos com o coração para justificação. E com a boca confessamos para salvação.
